Gerês

Gerês
Ponte de Lima
25 de Junho, 2019
Gerês

Gerês

A Vila do Gerês ou Caldas do Gerês é uma estância termal de longa tradição. Alguns investigadores acreditam mesmo que as águas quentes do Gerês já teriam sido aproveitadas pelos romanos, que passavam com alguma frequência na Geira, a estrada romana que se encontra muito perto das termas.

Enquanto certezas documentadas, sabe-se que o Gerês é conhecido por portugueses desde o séc. XIII e que as primeiras que permitiram a utilização terapêutica das águas termais datam do reinado de D. João V, em 1735, que terá ordenado a construção de poços para banhos, capelas e outras construções de apoio.

Está também documentado que as Caldas do Gerês, enquanto povoado com moradores permanentes, só terá sido constituído na segunda metade do séc. XIX, embora já existissem casas para recolha e estadia dos seus frequentadores (das termas), que eram abandonadas mal os primeiros frios despontavam, por outubro.

Desde então, a povoação conheceu um forte desenvolvimento, desde sempre ancorado nos seus recursos endógenos: a água, a floresta e a beleza incontornável da serra do Gerês. Hoje é uma conhecida vila turística, procurada por muitos portugueses e estrangeiros.
blank
gdpr-image
This website uses cookies to improve your experience. By using this website you agree to our Data Protection Policy.
Ler mais